domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um pouco da história e das atividades do fotoclube Fotógrafos Anônimos

foto: Fábio Vila Nova

A ideia do fotoclube vinha amadurecendo a algum tempo entre a equipe do MIS AP (Museu da Imagem e do Som do Amapá), até que no III Colóquio de fotografia promovido pelo próprio museu, uma equipe de fotógrafos e entusiastas da fotografia, entre eles Plácido, Maksuel Martins, Amilton Matsunaga, Alexandre Brito e Jéssica Alves, decidiram colocar a ideia em prática. 

Plácido tomou a frente do projeto logo no início, tentando mobilizar a galera para este fim, mas depois, por motivos particulares teve que se afastar do projeto. Neste momento Maksuel Martins, que já tinha criado um grupo no facebook, chamado Fotógrafos Anônimos (onde reúne fotógrafos profissionais e amadores apaixonados pela oitava arte), decidiu em parceria com o gerente do MIS AP Alexandre Brito, Jéssica Alves e o fotógrafo Amilton Matsunaga, alavancarem de vez o Fotoclube. 

Até então, Fotógrafos Anônimos não era o nome oficial do fotoclube . Para se chegar a um consenso sobre o nome oficial, houve uma votação no grupo do face e os nomes mais votados foram Fotógrafos Anônimos e Fotoclube Lamparina. O resultado vocês já sabem.

 durante a oficina "Fotografia Analógica Experimental"

Fábio Vila Nova compartilhando sua experiência com a lomografia

A necessidade de se criar o fotoclube foi necessária para que houvesse um espaço onde fosse possível a interação dos fotógrafos, fora da virtualidade e com ações práticas. O espaço para os encontros foi cedido pelo MIS AP que é, desde o início, um parceiro muito importante e tem sua cota de responsabilidade na criação do fotoclube. 

Durante os encontros promovidos pelo fotoclube acontecem oficinas, exibição de filmes, palestras, debates, etc., sobre os mais diversos temas ligados à fotografia, o que o torna um espaço agregador e multiplicador de conhecimentos aos fotoclubistas. 

É um espaço possível para a difusão da fotografia como objeto artístico e reflexivo. 

 confraternização dos fotógrafos anônimos


O amor à fotografia, sem dúvida, é a essência que une o grupo. Acreditamos também, que a simplicidade seja um de seus temperos mais finos. Ali, fotógrafos profissionais ou amadores são vistos da mesma forma. O grupo preza pelo respeito entre seus membros.


O fotoclube foi lançado oficialmente, no dia 10 de fevereiro de 2012, mas as atividades dos fotoclubistas já vinham acontecendo desde 2011, com oficinas, apresentação de portfólios de seus membros, exposições, concursos internos, entre outros eventos, como o piquenique fotográfico que aconteceu no início de 2012 no parque do Forte, em comemoração ao Dia do Fotógrafo.

 
 piquenique fotográfico em 08 de janeiro de 2012



Algo mais sério como fazer parte da Confederação de Fotografia do Brasil é uma meta que ainda não paramos pra pensar. Precisamos primeiro consolidar nossas ações como um fotoclube amapaense para depois pensarmos em galgar outros degraus. Embora, mesmo que involuntário, cada um de nossos passos , a partir de agora, nos guiará naturalmente para esse objetivo. 

Depois desse fato consumado, um leque de possibilidades se abrirá para a fotografia amapaense, poderemos fazer parte do calendário de exposições nacionais; teremos maior facilidade, por exemplo, em promover festivais, oficinas e demais eventos relacionados à fotografia a nível nacional.

Mas, por enquanto, vamos fazendo o nosso trabalho contando com cada um dos membros do fotoclube.

 Primeira Exposição aberta ao público - Um Olhar Sobre a Cidade de Macapá
aconteceu durante a programação do MIS AP em homenagem aos 254 anos da cidade de Macapá

Esta exposição está aberta no hall da biblioteca do SESC Centro até o dia 01 de março de 2012 

Ainda estamos decidindo os rumos oficiais do fotoclube, por enquanto, contamos com o apoio do MIS AP e do SESC AP para nos ajudar a gerir as nossas atividades. Os próximos passos estão sendo planejados. 

Independente do que for decidido, os fotógrafos anônimos vão compor uma exposição de foto-poema na reinauguração da Biblioteca Pública Estadual, no dia 14 de março, que por coincidência, é o dia nacional da poesia. Outro evento está previsto para o dia das mulheres, além de outras mostras para os meses de abril e maio.

Os encontros dos fotógrafos anônimos acontecem quinzenalmente no Auditório do MIS AP, segundo piso do Teatro das Bacabeiras. É só chegar e se apresentar. Todos os interessados na fotografia como arte é bem vindo!!! Também podem acessar o blog www.fotoclubeap.blogspot.com ou entrar no grupo fotógrafos anônimos no facebook.

Texto: por Mary Paes

Fotos: Matsunaga, Maksuel, Mary Paes, Carla Antunes



Um comentário:

  1. Alguém sabe me informar o nome do fotografo Chines de óculos com uma taça na mão, preciso pegar com ele algumas fotos de formatura da UVA, onde encontra-lo?

    ResponderExcluir