segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO DE FOTOPOEMAS: INFORMES INCIAIS


Caros Fotoclubistas Anônimos, vamos lá para informes, esclarecimentos e dicas que serão necessárias para a condução do nosso próximo propósito: uma exposição de fotopoemas para a Biblioteca Pública de Macapá, Elcy Lacerda.
Para quem não compareceu à reunião extraordinária organizada no dia 18/02/12 pela fotoclubista Mary Paes, no Museu da Imagem e do Som, anunciada e divulgada no grupo virtual do Fotoclube, segue uma resumida contextualização:
A exposição surgiu de um pedido de proposta expositiva que Lulih Rojanski , Coordenadora da Biblioteca Pública, fez à Mary Paes para a reabertura da biblioteca no dia 14/03/12, dia em que nacionalmente se homenageia a Poesia. Assim, nossa estimada fotoclubista, Mary Paes, teve a idéia de propor uma exposição de Fotopoemas ao Fotoclube Fotógrafos Anônimos. Nesse sentido, a reunião convocada para o dia 18/02/12 que ocorreu no MIS/AP teve como intuito discutir questões geracionais sobre o fotoclube, aproximar alguns membros ativos apenas virtualmente e, principalmente, apresentar a proposta expositiva de Fotopoemas ao grupo.

Logomarca do Fotoclube

Os integrantes presentes na reunião mostraram-se interessados e concordaram com a proposta expositiva, ficando Kairo Ribeiro - fotoclubista que já trabalha desenvolvendo a técnica de fotopoemas  - responsável por dar uma oficina sobre fotopoesia na próxima sessão do Fotoclube que ocorreria no sábado dia 25/02/12, além disso, definiu-se uma Comissão de Curadoria  para selecionar as fotografias e definir o formato que a exposição assumirá considerando o espaço e a quantidade de trabalhos selecionados. Conforme já anunciado por Mary Paes no espaço virtual do grupo, a Comissão de Curadoria da Exposição ficou composta pelos seguintes membros: Mary Paes, Lene Moraes, Aline Pacheco, Kairo Ribeiro e Lucilene Figueiredo.
Infelizmente, devido ao intenso envolvimento com o Espetáculo “Varrendo a Poeira” que será apresentado no teatro das Bacabeiras amanhã, dia 28/02/12, o fotoclubista Kairo Ribeiro não pôde realizar a oficina de Fotopoemas durante a sessão do dia 25/02/12, sábado passado. Assim a sessão foi conduzida por mim, Aline Pacheco, onde apresentei resumidamente o contexto histórico da Poesia Visual até chegar ao surgimento da Fotopoesia, mostrando exemplos visuais que poderiam embasar a produção dos interessados em participar da exposição.


Fotopoema de Kairo Ribeiro (fotoclubista)


Bem pessoal, até aqui foram os informes sobre o que já passou, agora sigamos comunicando e refletindo sobre o que está por vir. Mas vou para um próximo post que esse aqui já está bem gradinho!


Por: Aline Pacheco





Nenhum comentário:

Postar um comentário