quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

POESIA X FOTOGRAFIA


Um Fotopoema nada mais é que a associação da imagem fotográfica ao mundo das palavras. De que forma?
Inúmeras, infinitas... mas sem esquecer da responsabilidade estética em se criar uma harmonia entre esses dois mundos.
O processo artístico se concebe e se manifesta de formas diferentes e inusitadas, tudo porque ele se utiliza de um temperinho que faz toda a diferença:  a CRIATIVIDADE. Então por que não experimentá-lo em várias receitas?
Hoje com a variedade de materiais e recursos tecnológicos que dispomos, criar um Fotopoema é quase uma brincadeira, um jogo lúdico de experimentações e provocações estéticas e literárias. 
Então, apresento agora, alguns exemplos de produções que podem nortear o click literário da galera que está disposta a se lançar no universo da Fotopoesia!

- Intervenção literária sobre a fotografia (manipulação digital): Nesse meio de produção de fotopoema, tira-se a fotografia e posteriormente aplica-se o texto literário sobre a mesma fazendo uso de programas como photoshop e corel draw.

(autoria desconhecida ou não pesquisada)
(autoria desconhecida ou não pesquisada)
Kairo Ribeiro (F.A)
Laszlo, Arnaldo Antunes e Silveira
                                                     
Essa ultima fotografia, de Laslo, Antunes e Silveira, já exemplifica um processo de produção de Fotopoema um pouco diferente dos apresentados anteriormente, nele as palavras mostradas não foram criadas sobre a imagem  fazendo uso de programas digitais,  foram provocadas num contexto real através de uma ação de combustão e posteriormente registrada em processo fotográfico. Somente após essa etapa é que os artistas utilizaram-se de manipulação digital para enfim chegarem ao efeito desejado.
Note que nesse caso o artista cria uma ação ou intervém poeticamente no espaço para depois fazer seu registro fotográfico. Um artista que explora essa técnica muito bem é o português Fernando Aguiar.

- Intervenção literária sobre o espaço + registro fotográfico: Utiliza-se da intervenção em um determinado espaço para se criar um contexto literário e depois registrá-lo em fotografia.

Fernando Aguiar (Portugal)
Série "Poema Outonal"
Fernando Aguiar (Portugal)
Série "Poema Outonal"
                                
Nesses registros, podemos perceber que a fotografia capta um momento poético que é criado através da intervenção no espaço. Para produzir esses Fotopoemas, Fernando Aguiar escolheu um lago em Portugal e sobre ele organizou letras, dispondo-as de acordo com sua intenção estética.

Dica: Você pode sair com sua câmera na mão em busca de espaços que já estejam poeticamente construídos e registrá-los. Exemplo: uma árvore com inscrições gravadas, objetos com dizeres inscritos, etc.

Veja outros trabalhos do Fernando Aguiar:

Fernando Aguiar (Portugal)
Fernando Aguiar (Portugal)
Fernando Aguiar  (Portugal)
 A intervenção no espaço para se criar um momento poético abre amplas possibilidades para se contruir um Fotopoema, o processo criativo de Fernando Aguiar é um belo exemplo disso, note que  em seu trabalho ele, inclusive, inicia um diálogo com a fotoperformance, mas que não o afasta do campo da Fotopoesia...

- Intervenção no espaço + registro fotográfico+ manipulação digital: Através da intervenção cria-se uma cenografia em um determinado espaço ou apenas registra-se ele e posteriormente utiliza-se dos meios digitais para fazer inscrições literárias na imagem.

Xico Chaves (MG)
No Fotopoema de Xico Chaves fica a dúvida: ele interviu no espaço para criar uma cenografia ou o espaço já estava lá pronto e ele registrou-o para posteriormente intervir nele digitalmente?

Dica1: Você pode criar cenários diversos ou procurar paisagens que já estejam prontas para receber inscrições poéticas por meio de manipulação digital ou ainda, fazer inscritos na foto impressa utilizando-se de meio artesanal: inscrições como caneta, pincel, tinta e colagens repetindo posteriormente o processo fotográfico.

Idéia: Assim como o meio digital pode criar efeitos artísticos incríveis na foto, o meio artesanal também o permite. Experimente fotografar algum espaço, imprimir a fotografia e depois dar um acabamento artístico artesanal nela colando frases, criando texturas, e realçando cores. Terminou?
Fotografe a foto novamente!

Fotógrafos Anônimos, esses são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades que existem de se produzir Fotopoema. Espero que tenha dado para aguçar suas criatividades.

Não esqueçam: A fotografia não é penas um suporte para a escrita poética, mas um elemento ativamente participante dentro da composição;

AGORA É COM VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Por: Aline Pacheco


Nenhum comentário:

Postar um comentário