quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

POESIA X FOTOGRAFIA


Um Fotopoema nada mais é que a associação da imagem fotográfica ao mundo das palavras. De que forma?
Inúmeras, infinitas... mas sem esquecer da responsabilidade estética em se criar uma harmonia entre esses dois mundos.
O processo artístico se concebe e se manifesta de formas diferentes e inusitadas, tudo porque ele se utiliza de um temperinho que faz toda a diferença:  a CRIATIVIDADE. Então por que não experimentá-lo em várias receitas?
Hoje com a variedade de materiais e recursos tecnológicos que dispomos, criar um Fotopoema é quase uma brincadeira, um jogo lúdico de experimentações e provocações estéticas e literárias. 
Então, apresento agora, alguns exemplos de produções que podem nortear o click literário da galera que está disposta a se lançar no universo da Fotopoesia!

- Intervenção literária sobre a fotografia (manipulação digital): Nesse meio de produção de fotopoema, tira-se a fotografia e posteriormente aplica-se o texto literário sobre a mesma fazendo uso de programas como photoshop e corel draw.

(autoria desconhecida ou não pesquisada)
(autoria desconhecida ou não pesquisada)
Kairo Ribeiro (F.A)
Laszlo, Arnaldo Antunes e Silveira
                                                     
Essa ultima fotografia, de Laslo, Antunes e Silveira, já exemplifica um processo de produção de Fotopoema um pouco diferente dos apresentados anteriormente, nele as palavras mostradas não foram criadas sobre a imagem  fazendo uso de programas digitais,  foram provocadas num contexto real através de uma ação de combustão e posteriormente registrada em processo fotográfico. Somente após essa etapa é que os artistas utilizaram-se de manipulação digital para enfim chegarem ao efeito desejado.
Note que nesse caso o artista cria uma ação ou intervém poeticamente no espaço para depois fazer seu registro fotográfico. Um artista que explora essa técnica muito bem é o português Fernando Aguiar.

- Intervenção literária sobre o espaço + registro fotográfico: Utiliza-se da intervenção em um determinado espaço para se criar um contexto literário e depois registrá-lo em fotografia.

Fernando Aguiar (Portugal)
Série "Poema Outonal"
Fernando Aguiar (Portugal)
Série "Poema Outonal"
                                
Nesses registros, podemos perceber que a fotografia capta um momento poético que é criado através da intervenção no espaço. Para produzir esses Fotopoemas, Fernando Aguiar escolheu um lago em Portugal e sobre ele organizou letras, dispondo-as de acordo com sua intenção estética.

Dica: Você pode sair com sua câmera na mão em busca de espaços que já estejam poeticamente construídos e registrá-los. Exemplo: uma árvore com inscrições gravadas, objetos com dizeres inscritos, etc.

Veja outros trabalhos do Fernando Aguiar:

Fernando Aguiar (Portugal)
Fernando Aguiar (Portugal)
Fernando Aguiar  (Portugal)
 A intervenção no espaço para se criar um momento poético abre amplas possibilidades para se contruir um Fotopoema, o processo criativo de Fernando Aguiar é um belo exemplo disso, note que  em seu trabalho ele, inclusive, inicia um diálogo com a fotoperformance, mas que não o afasta do campo da Fotopoesia...

- Intervenção no espaço + registro fotográfico+ manipulação digital: Através da intervenção cria-se uma cenografia em um determinado espaço ou apenas registra-se ele e posteriormente utiliza-se dos meios digitais para fazer inscrições literárias na imagem.

Xico Chaves (MG)
No Fotopoema de Xico Chaves fica a dúvida: ele interviu no espaço para criar uma cenografia ou o espaço já estava lá pronto e ele registrou-o para posteriormente intervir nele digitalmente?

Dica1: Você pode criar cenários diversos ou procurar paisagens que já estejam prontas para receber inscrições poéticas por meio de manipulação digital ou ainda, fazer inscritos na foto impressa utilizando-se de meio artesanal: inscrições como caneta, pincel, tinta e colagens repetindo posteriormente o processo fotográfico.

Idéia: Assim como o meio digital pode criar efeitos artísticos incríveis na foto, o meio artesanal também o permite. Experimente fotografar algum espaço, imprimir a fotografia e depois dar um acabamento artístico artesanal nela colando frases, criando texturas, e realçando cores. Terminou?
Fotografe a foto novamente!

Fotógrafos Anônimos, esses são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades que existem de se produzir Fotopoema. Espero que tenha dado para aguçar suas criatividades.

Não esqueçam: A fotografia não é penas um suporte para a escrita poética, mas um elemento ativamente participante dentro da composição;

AGORA É COM VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Por: Aline Pacheco


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Informes Gerais sobre a Exposição de Fotopoemas "FOTOGrafia: Poetizando Imagens"

Fotoclubistas F.A no encontro de 25/02



Galera Fotoclubista F.A, cá estou eu novamente para dialogar sobre questões relevantes para nossa Exposição de Fotopoemas a ser realizada na Galeria da Biblioteca Pública Estadual do Amapá.  Não esqueçamos que essa é a segunda exposição do Fotoclube e que terá maior visibilidade porque estará disposta em um espaço público que receberá um bom número de visitas diariamente. Como a própria definição do fotoclube diz, somos não só amantes e exercitadores da arte da fotografar, mas estudantes, pesquisadores e investigadores dessa arte. Assim, gostaria de esclarecer que foi exatamente com este desafio “do novo” e do “experimental” que nos propusemos a favor dessa ousada empreitada de optar por desenvolver uma exposição de FOTOPOEMAS. Para nos preparamos para isso foi que decidimos que o próximo encontro (25/02/12) seria para levar esclarecimentos e transmitir referências sobre Poesia Visual e Fotopoema, afim de que os fotoclubistas F.A pudessem conhecer um pouco mais desse universo artístico e assim se prepararem para associar seus clicks ao mundo das palavras. Estiveram presentes no encontro 12 membros que discutiram e conheceram um pouco mais sobre a relação imagem e palavra no processo de produção do fazer artístico, especialmente no que se refere à imagem fotográfica. Nesse dia foi que coletivamente decidimos o tamanho das fotografias e definimos o cronograma de etapas para a preparação da exposição, além de cantarmos os parabéns para nossa fotoclubista Janaina Luz, que estava aniversariando! Com direito a discurso da prórpria, e tudo... rs


Fotoclubista Jessica Alves com a aniversariante Jana Luz


Agora que já sabemos sobre o desafio que nos lançamos e de sua importância para o crescimento e desenvolvimento da nossa experiência fotográfica, vamos aos informes gerais sobre a exposição:

 - Definiu-se uma Comissão de Curadoria para conceber o layout da exposição considerando as possibilidades do espaço expositivo e o limite de fotografias que ele comporta. Tal comissão não participará da exposição e será a responsável pela seleção das fotografias que a integrarão;

- Os fotógrafos que quiserem participar da exposição deverão entregar seus Fotopoemas em formato digital com qualidade boa para impressão em 20X30 cm, nos seguintes locais: MIS/AP e SESC/AP, lembrando que o SESC/AP funciona no horário de 8 às 12h e 14 às 18h (procurar Aline Pacheco – Setor e Cultura);

- Cada fotográfo pode enviar até três fotopoemas;

- A exposição teve seu título definido hoje pela Comissão Curatorial: “FOTOGrafia: Poetizando Imagens”e será composta por 50 fotopoemas;

- A Biblioteca Pública se responsabilizará pela impressão dos fotopoemas;
- Independente de ter enviado proposta ou não, qualquer fotógrafo poderá participar do processo de montagem da exposição, lembrando que ela é de responsabilidade de todos, não apenas da Comissão Curatorial;

- A Comissão não alterará datas, uma vez que o prazo é curto.

                                       EXPOSIÇÃO “FOTOGrafia: Poetizando Imagens”
Técnica artística: Fotopoema
Realizadores: Fotoclube Fotógrafos Anônimos
Local: Galeria da Biblioteca Estadual do Amapá, Elcy Lacerda

CRONOGRAMA

ATIVIDADE
DATA
LOCAL
Entrega dos Fotopoemas em arquivo digital
De 28/02 a 05/03
SESC-AP  MIS-AP
Seleção das propostas (Comissão Curatorial)
De 06 e 07/03
MIS/AP
Divulgação do Resultado
07/03
Grupo Virtual e Blog do Fotoclube
Impressão das fotos (Biblioteca Pública)
08, 09 e 10/03
Loja Fotográfica
Montagem da Exposição
12,13 e 14/03
Biblioteca Pública
Abertura da Exposição
14/03
Biblioteca Pública





Dúvidas: Comente no blog ou pelos telefones 81226410/3241-4440, ramal 257 (Falar com Aline Pacheco)

Por: Aline Pacheco

EXPOSIÇÃO DE FOTOPOEMAS: INFORMES INCIAIS


Caros Fotoclubistas Anônimos, vamos lá para informes, esclarecimentos e dicas que serão necessárias para a condução do nosso próximo propósito: uma exposição de fotopoemas para a Biblioteca Pública de Macapá, Elcy Lacerda.
Para quem não compareceu à reunião extraordinária organizada no dia 18/02/12 pela fotoclubista Mary Paes, no Museu da Imagem e do Som, anunciada e divulgada no grupo virtual do Fotoclube, segue uma resumida contextualização:
A exposição surgiu de um pedido de proposta expositiva que Lulih Rojanski , Coordenadora da Biblioteca Pública, fez à Mary Paes para a reabertura da biblioteca no dia 14/03/12, dia em que nacionalmente se homenageia a Poesia. Assim, nossa estimada fotoclubista, Mary Paes, teve a idéia de propor uma exposição de Fotopoemas ao Fotoclube Fotógrafos Anônimos. Nesse sentido, a reunião convocada para o dia 18/02/12 que ocorreu no MIS/AP teve como intuito discutir questões geracionais sobre o fotoclube, aproximar alguns membros ativos apenas virtualmente e, principalmente, apresentar a proposta expositiva de Fotopoemas ao grupo.

Logomarca do Fotoclube

Os integrantes presentes na reunião mostraram-se interessados e concordaram com a proposta expositiva, ficando Kairo Ribeiro - fotoclubista que já trabalha desenvolvendo a técnica de fotopoemas  - responsável por dar uma oficina sobre fotopoesia na próxima sessão do Fotoclube que ocorreria no sábado dia 25/02/12, além disso, definiu-se uma Comissão de Curadoria  para selecionar as fotografias e definir o formato que a exposição assumirá considerando o espaço e a quantidade de trabalhos selecionados. Conforme já anunciado por Mary Paes no espaço virtual do grupo, a Comissão de Curadoria da Exposição ficou composta pelos seguintes membros: Mary Paes, Lene Moraes, Aline Pacheco, Kairo Ribeiro e Lucilene Figueiredo.
Infelizmente, devido ao intenso envolvimento com o Espetáculo “Varrendo a Poeira” que será apresentado no teatro das Bacabeiras amanhã, dia 28/02/12, o fotoclubista Kairo Ribeiro não pôde realizar a oficina de Fotopoemas durante a sessão do dia 25/02/12, sábado passado. Assim a sessão foi conduzida por mim, Aline Pacheco, onde apresentei resumidamente o contexto histórico da Poesia Visual até chegar ao surgimento da Fotopoesia, mostrando exemplos visuais que poderiam embasar a produção dos interessados em participar da exposição.


Fotopoema de Kairo Ribeiro (fotoclubista)


Bem pessoal, até aqui foram os informes sobre o que já passou, agora sigamos comunicando e refletindo sobre o que está por vir. Mas vou para um próximo post que esse aqui já está bem gradinho!


Por: Aline Pacheco





domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um pouco da história e das atividades do fotoclube Fotógrafos Anônimos

foto: Fábio Vila Nova

A ideia do fotoclube vinha amadurecendo a algum tempo entre a equipe do MIS AP (Museu da Imagem e do Som do Amapá), até que no III Colóquio de fotografia promovido pelo próprio museu, uma equipe de fotógrafos e entusiastas da fotografia, entre eles Plácido, Maksuel Martins, Amilton Matsunaga, Alexandre Brito e Jéssica Alves, decidiram colocar a ideia em prática. 

Plácido tomou a frente do projeto logo no início, tentando mobilizar a galera para este fim, mas depois, por motivos particulares teve que se afastar do projeto. Neste momento Maksuel Martins, que já tinha criado um grupo no facebook, chamado Fotógrafos Anônimos (onde reúne fotógrafos profissionais e amadores apaixonados pela oitava arte), decidiu em parceria com o gerente do MIS AP Alexandre Brito, Jéssica Alves e o fotógrafo Amilton Matsunaga, alavancarem de vez o Fotoclube. 

Até então, Fotógrafos Anônimos não era o nome oficial do fotoclube . Para se chegar a um consenso sobre o nome oficial, houve uma votação no grupo do face e os nomes mais votados foram Fotógrafos Anônimos e Fotoclube Lamparina. O resultado vocês já sabem.

 durante a oficina "Fotografia Analógica Experimental"

Fábio Vila Nova compartilhando sua experiência com a lomografia

A necessidade de se criar o fotoclube foi necessária para que houvesse um espaço onde fosse possível a interação dos fotógrafos, fora da virtualidade e com ações práticas. O espaço para os encontros foi cedido pelo MIS AP que é, desde o início, um parceiro muito importante e tem sua cota de responsabilidade na criação do fotoclube. 

Durante os encontros promovidos pelo fotoclube acontecem oficinas, exibição de filmes, palestras, debates, etc., sobre os mais diversos temas ligados à fotografia, o que o torna um espaço agregador e multiplicador de conhecimentos aos fotoclubistas. 

É um espaço possível para a difusão da fotografia como objeto artístico e reflexivo. 

 confraternização dos fotógrafos anônimos


O amor à fotografia, sem dúvida, é a essência que une o grupo. Acreditamos também, que a simplicidade seja um de seus temperos mais finos. Ali, fotógrafos profissionais ou amadores são vistos da mesma forma. O grupo preza pelo respeito entre seus membros.


O fotoclube foi lançado oficialmente, no dia 10 de fevereiro de 2012, mas as atividades dos fotoclubistas já vinham acontecendo desde 2011, com oficinas, apresentação de portfólios de seus membros, exposições, concursos internos, entre outros eventos, como o piquenique fotográfico que aconteceu no início de 2012 no parque do Forte, em comemoração ao Dia do Fotógrafo.

 
 piquenique fotográfico em 08 de janeiro de 2012



Algo mais sério como fazer parte da Confederação de Fotografia do Brasil é uma meta que ainda não paramos pra pensar. Precisamos primeiro consolidar nossas ações como um fotoclube amapaense para depois pensarmos em galgar outros degraus. Embora, mesmo que involuntário, cada um de nossos passos , a partir de agora, nos guiará naturalmente para esse objetivo. 

Depois desse fato consumado, um leque de possibilidades se abrirá para a fotografia amapaense, poderemos fazer parte do calendário de exposições nacionais; teremos maior facilidade, por exemplo, em promover festivais, oficinas e demais eventos relacionados à fotografia a nível nacional.

Mas, por enquanto, vamos fazendo o nosso trabalho contando com cada um dos membros do fotoclube.

 Primeira Exposição aberta ao público - Um Olhar Sobre a Cidade de Macapá
aconteceu durante a programação do MIS AP em homenagem aos 254 anos da cidade de Macapá

Esta exposição está aberta no hall da biblioteca do SESC Centro até o dia 01 de março de 2012 

Ainda estamos decidindo os rumos oficiais do fotoclube, por enquanto, contamos com o apoio do MIS AP e do SESC AP para nos ajudar a gerir as nossas atividades. Os próximos passos estão sendo planejados. 

Independente do que for decidido, os fotógrafos anônimos vão compor uma exposição de foto-poema na reinauguração da Biblioteca Pública Estadual, no dia 14 de março, que por coincidência, é o dia nacional da poesia. Outro evento está previsto para o dia das mulheres, além de outras mostras para os meses de abril e maio.

Os encontros dos fotógrafos anônimos acontecem quinzenalmente no Auditório do MIS AP, segundo piso do Teatro das Bacabeiras. É só chegar e se apresentar. Todos os interessados na fotografia como arte é bem vindo!!! Também podem acessar o blog www.fotoclubeap.blogspot.com ou entrar no grupo fotógrafos anônimos no facebook.

Texto: por Mary Paes

Fotos: Matsunaga, Maksuel, Mary Paes, Carla Antunes



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1ª Exposição dos Fotógrafos Anônimos

Thiago Gama

Suanne Souza

Suzany Rodrigues


Thiago Gama

Thiago Gama

Thiago Gama

Thiago Gama

Suanne Souza

Suanne Souza

Suanne Souza

Robson Braga

Robson Braga

Raylane Carolina

Raylane Carolina

Raylane Carolina

Raylane Carolina

Robson Braga

Robson Braga

Nayana Magalhães


Nayana Magalhães

Nayana Magalhães

Nayana Magalhães

Nayana Magalhães

Mario Dias

Marcus Pereira

Mario Dias

Mario Dias

Mario Dias

Marcus Pereira

Marcus Pereira

Marcus Pereira

Marcelo Souza

Marcelo Souza

Kairo Ribeiro

Marcelo Souza

Marcelo Souza

Marcelo Souza

Mario Dias

Kairo Ribeiro

Kairo Ribeiro

Kairo Ribeiro

Jonata Lacerda

Jonata Lacerda

Jonata Lacerda

Jonata Lacerda

Jéssica Alves

Jéssica Alves

Jéssica Alves

Jéssica Alves

Jéssica Alves

Jana Luz

Jana Luz

Jana Luz

Jana Luz


Genniffer Moreira

Genniffer Moreira

Genniffer Moreira

Genniffer Moreira


Fábio Vila

Fábio Vila

Carla Antunes

Maksuel Martins

Maksuel Martins

Maksuel Martins

Fábio Vila

Fábio Vila

Carla Antunes

Carla Antunes

Carla Antunes

Camila Rocha

Camila Rocha



Camila Rocha



Camila Rocha



Camila Karina

Camila Karina

Camila Karina

Camila Karina

Aog Rocha

Aog Rocha

Aog Rocha

Aog Rocha

Aog Rocha