Assim que a linguagem fotográfica históricamante se expandiu para além dos retratos estáticos e posados, um importante fator social passou a ser seu aliado: a ética, conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Hoje, em decorrência principalmente da especificidade do fazer fotográfico jornalístico e do surgimento da natureza digital da imagem, a ética associada ao fazer fotográfico vem sendo cada vez mais discutida e pesquisada.
No encontro de sábado 23, o Fotoclube Fotógrafos Anônimos colocará o tema em reflexão e discussão através da exibição comentada do documentário "Abaixando a máquina: ética e dor no fotojornalismo carioca", dos diretores Guillermo Planel e Renato de Paula. O filme aborda o dia dia dos fotógrafos dos principais jornais do Rio de Janeiro, discutindo a ética do ato de fotografar e apresentando as angústias e dilemas vividos por estes profissionais em seu trabalho.
"Abaixando a máquina" registra ainda momentos de tensão que os fotógrafos enfrentam diariamente em conflitos armados nas comunidades dominadas pelo tráfico de drogas nos enterros das vítimas.
O encontro será mediado por Nyl Karplising, estudante de design e membro da coordenação do Fotoclube Fotógrafos Anônimos.
O Fotoclube Fotógrafos Anônimos é uma iniciativa apoiada pelo SESC Amapá e Governo do Estado, através do Museu da Imagem e do Som do Amapá.
Os encontros promovidos pelo clube são gratuitos e ocorrem quinzenalmente aos sábados, a partir das 16h no auditório do Museu da Imagem e do Som, localizado no segundo piso do Teatro das Bacbeiras.
britomcp@gmail.com
amatribo@gmail.com
alinepacheco@sescamapa.com.br
Fone: (96) 81183510/ (96) 81226410/ (96) 81266014
Por Aline Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário